05/08/2011

Rick Bonadio - Midas às avessas

A fábula do Rei Midas conta a história de um soberano que era muito poderoso, incomensuravelmente rico, mas era néscio (um indivíduo que não sabe, estúpido, ignorante). Após um encontro com Dionísio, onde este lhe concedeu a honra de fazer um pedido, o Rei Midas, visando ficar mais poderoso e invencível, pediu a Dionísio o poder de transformar em ouro tudo o que tocasse.

Rick Bonadio é produtor musical, compositor, jurado (Ídolos da Record, e do antigo Popstar do SBT) e diretor-criador de algumas gravadoras nacionais. É conhecido por produzir e lançar artistas como Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr., Strike, Fresno, CPM22, Dogão, Rouge, Banda Agnela, Pepê e Neném, LS Jack, NxZero, Calypso, Restart e muitos outros.

Além de descobrir, produzir, gravar e lançar bandas, Rick as empresaria, garantindo assim todas as fases do processo de uma gravadora multinacional. É uma pessoa física em um universo dominado por executivos de grandes corporações - das quais ele já fez parte. Ele acredita que música boa é a que faz sucesso.

No formato proposto por Bonadio, quem grava e lança os músicos também vende os shows. É assim que a conta fecha em uma época em que o tombo nos números da indústria fonográfica impressiona. Este impacto se deve aos downloads gratuitos via internet.

"Bonadio é guiado por mau gosto e falta de pudor de lucrar com o público em formação de personalidade. Ele exerce a profissão desprezando qualquer conceito sobre arte e aposta em coisas tão despresíveis que causa repulsa em quem tem alguma noção de cultura pop." - José Flávio Junior, curador do Sesc/SP e crítico musical da revista BRAVO!

Precisa explicar porque a comparação de Midas às avessas? Tudo que Rick Bonadio toca, ou bota para tocar nas rádios não vira ouro, muito menos algo preciso. O produtor simplesmente consegue transformar qualquer merda, musicalmente falando, em dinheiro. Muito dinheiro. E ele sabe disso, afinal o homem de 12 milhões de discos vendidos, batizou o nome da sua gravadora de Midas Music.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...