30/08/2011

As disciplinas dentro da Filosofia

A Filosofia é tradicionalmente dividida em áreas e cada uma se dedica ao estabelecimento de conceitos específicos. Aqui vai um pequeno resumo sobre cada uma dessas disciplinas, e quem quiser saber mais sobre eles basta clicar no nome da disciplina.

Metafísica => É a responsável por estudar a natureza, a estrutura, os componentes e os princípios da realidade. Seu objetivo é fornecer uma visão abrangente do mundo, reunindo diversos aspectos da realidade. A ontologia (ciência do ser) é uma de suas subdivisões.

Epistemologia => Estuda a natureza do conhecimento, sua origem e limites. Preocupa-se em saber o que é conhecimento, como ele é adquirido e como é possível saber o que sabemos.

Ética => É conhecida também como filosofia moral, ela trata de conceitos e distinções sobre o que é certo e errado, justo e injusto, bem e mal. Ela tem como objetivo identificar os meios mais adequados para o aprimoramento da vida moral. Nessa área também se discute princípios e regras morais que norteiam a sociedade.

Filosofia Política => Investiga os fundamentos da organização sociopolítica do Estado. Os fundamentos da Filosofia Política têm variado ao longo da história. Para os gregos, o Estado (cidade) era o centro e fim de toda atividade política. Durante a Idade Média, a atividade política estava para as relações que os homens deveriam manter com Deus (que tinha a Igreja e os Reis como seus representantes na Terra). A partir do Renascimento, adotou uma política antropocêntrica.

Estética => É conhecida também como Filosofia da Arte, ela se ocupa de investigações sobre a natureza da Arte e da experi6encia estética. Na linguagem comum, o sinônimo de estética é beleza, o conjunto das características que determinam a aparência de algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...