06/07/2011

Símbolos & Signos

A palavra "símbolo"é derivada do grego antigo symballein, que significa agregar. Um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessária para alcançar a conclusão ou a totalidade.

Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo maior do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Um signo existe para transmitir informações sobre um objeto ou ideia específica, enquanto um símbolo geralmente ativa uma série de percepções, crenças e respostas emocionais.

Tanto os signos quanto os símbolos tornaram-se parte da identidade social e cultural do ser humano, modificando-se e evoluindo do mesmo modo que nós. São veículos para informações e significado, operando em muitos níveis diferentes. Afinal, se não pudéssemos classificar o mundo utilizando os códigos e as estruturas simbólicas, seríamos dominados por dados sensoriais.

A habilidade de dar significado aos signos e símbolos conduziu à possibilidade de comunicação e reflexão e possibilitou que seres humanos repassassem suas histórias, mitologias e pontos de vista através de contos, da arte e da palavra escrita.*

*Texto retirado da introdução desta coleção incrível! 


Links para comprar o livro: 
Volume 1 - http://goo.gl/TEPpB
Volume 2 - http://goo.gl/8UVmA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...